SEGUNDO PLANO de Né Barros



Termo recorrente da linguagem cinemática e fotográfica, segundo plano coloca-nos sobretudo questões de hierarquia na percepção e de construção de sentido do observado. Estou a pensar no punctum do Roland Barthes e naquilo que irrompe na imagem e na acção e nos atinge, sobrepõe-se a outros aspectos e dirige o modo como o sentimento se forma. Estou a pensar ao género de um palimpsesto onde escritas se acumulam e se sobrepõem no corpo e nas acções. Estou a pensar numa espécie de magma formado por múltiplos e plurais sons, imagens e acções que no seu simultâneo constituem uma realidade que não sendo primeiro plano também não são fundo. Logo no início do espectáculo surgem estas matérias sonoras e visuais que figuram a nossa realidade de todos os dias: uma voz ao fundo, uma zona branca sem protagonista, uma passerelle sem modelos, sons de chaves e ruídos de quem estar a montar coisas...
Desta confluência e concorrência de planos construímos as nossas histórias e a nossa realidade. Este projecto foca-se nas linhas e nas zonas de ambiguidade entre primeiro e segundo plano, na ordem de importância entre as coisas, no desnível de planos e de como desta condição se constroem micro narrativas. Interessou-me contudo, que tudo isto se passasse não numa fragmentação radical ou na rejeição de uma macro narrativa, mas na vontade que por ali paire uma história. Como uma história desfocada.


Direcção e coreografia → Né Barros
Música original e interpretação ao vivo → Alexandre Soares
Espaço cénico e figurinos → Né Barros e Gabriela Vaz Pinheiro
Desenho de luz → José Álvaro Correia
Intérpretes → Bruno Teixeira, Joana Castro, Pedro Rosa, Sónia Cunha
Colaboraram num dos temas → Pamelia Kurstin (theremin), Madame Pi (voz) e Gustavo Costa (percussão)
Direcção técnica → Alexandre Vieira
Produção executiva → Patrícia Caveiro
Co-produção → balleteatro e Cine-teatro Constantino Nery
Apoio → Centre de Création Chorégraphique Luxembourgeois (TROIS C-L) e Instituto Camões
Agradecimentos → TNSJ